Postagens populares

segunda-feira, 10 de agosto de 2009

AS MUDANÇAS


Mudar é um desafio e alivia um pensamento de que está algo errado. Acima de tudo, evoluimos nesses momentos. Quando mudamos vencemos ilusões a respeito de nós mesmos e dos outros. A mudança é o ponto de partida para atingirmos estados de consciência cada vez mais elevados. A consciência é o conjunto do coração com a mente que nos faz agir e nos convida à flexibilidade quando simplesmente a aceitamos, nada mais que isso...

Há um ritmo no modo como a mudança ocorre e com o passar dos anos, tomei consciência disso, por participar de alguns grupos de pessoas, que viveram mudanças drásticas em suas vidas, muito embora as situações e as particularidades sejam tão diferentes como são as próprias pessoas. Quando entrei em sintonia com as mudanças, li textos que fomentaram meu apetite sobre essa curiosidade que de sete em sete anos mudamos preferencias, gostos, paladares ou até mesmo acontecem datas importantes como casamentos ou divórcios transformando a nossa história em fases de sete, quatorze, vinte e um, vinte e oito, trinta e cinco, quarenta e dois, quarenta e nove, cinqüenta e seis ou sessenta e três anos de idade. A partir disso, percebi que minhas mudanças também se encontravam no ciclo de sete anos e todas girando em torno do ano exato de uma mudança de ciclo, poucos meses antes ou poucos meses depois.

No início, presumi que essa ocorrência estivesse em sincronia com as tarefas de desenvolvimento biológico e psicológico pertinentes às várias faixas de idade. E, de fato, acredito que haja alguma correlação aqui, certos impactos fortes que têm a ver com o desejo que o indivíduo tem de se casar, com épocas propícias para promoções na carreira, com o próprio fato de ficarmos mais velhos e com o envelhecimento e a morte de nossos pais.

Muitos cosmólogos do mundo todo sugerem que a criação ocorre em ciclos de sete. No relato bíblico, Deus criou o mundo em seis dias e descansou no sétimo. Os metafísicos diriam que o ciclo simboliza sete grandes períodos de tempo e apontariam para versões correspondentes nas crenças zoroástricas e no xintoísmo japonês, no hinduísmo e nos mitos de outras culturas espalhadas pelo mundo. Os sete anões, os sete pecados, sete maravilhas do mundo, descubridor dos sete mares, sete vidas, bola sete, sem contar no sete de setembro e o jogo dos sete erros... ufa! é muito sete!

O universo é apenas um universo e nós estamos em compasso com a energia que mantém tudo acontecendo, temos influência sobre tudo o que acontece e somos influenciados por tudo o que acontece. Portanto, quer estejamos lidando com uma trama bastante complexa, na qual os movimentos da mudança podem durar toda uma vida, estamos sempre às voltas com muitas mudanças ao mesmo tempo. Nossa vida é formada de ciclos, uns dentro dos outros, alguns se completando rapidamente, outros se desenvolvendo lentamente.

Um comentário: