Postagens populares

domingo, 30 de agosto de 2009

Alton Ellis


Neemias Alton Ellis, nasceu no dia 1 de setembro de 1938 no distrito de Kingston Trench Town, foi um músico jamaicano conhecido como um dos inovadores do ritmo rocksteady, inclusive, muitas vezes referido como o "Padrinho do Rocksteady". Em 2006, ele foi introduzido no World Music Awards Hall Of Fame.

Nascido em uma família musical, aprendeu a tocar piano ainda jovem. Começou sua carreira como cantor em 1959 como parte do duo Alton & Eddy com Eddy Perkins. Ellis e Perkins gravaram para Coxsone Dodd no Studio Um, inicialmente no estilo R&B, tendo um enorme sucesso com Muriel, essa canção, Ellis tinha escrito enquanto trabalhava como operário em uma obra e teve sucessos como "Lullabye Angel", "I Know It All", "I'm Never Gonna Cry" e "Yours". A dupla também gravou algumas faixas para Vincent Chin Randy, mas chegou ao fim quando, depois de vencer um concurso de talentos importantes, Perkins se mudou para os Estados Unidos. Após esse fato ele se juntou Holt The Paragons e formaram um novo grupo, The Flames. Em meados dos anos 1960, o ska estava em movimento e a batida foi abrandando e virou o rocksteady e tornar-se associado com o rude violentos subcultura menino em dancehalls jamaicano. muitos artistas fizeram registros referentes à rude boys, incluindo Ellis, embora seus discos foram consistentemente anti-rudie, incluindo "Don´t Trouble People", "Dance Crasher" e "Cry Tough", em contraste com artistas como Bob Marley, a quem culpou por Ellis difamar os Rudies. Na gravação com The Flames, Ellis fez sucessos como "Girl I 've Got a Date "," Cry Tough "e" Rock Steady ", que foi a primeira música para se referir ao nome do mais novo gênero. Como o rocksteady dominou a Jamaica para os próximos dois anos, Ellis continuou produzindo sucessos de Treasure Isle, trabalhando com artistas como Lloyd Charmers, Phyllis Dillon e The Heptones. Seu álbum Mr. Soul of Jamaica é considerado como um dos álbuns definitivos rocksteady.

O "Mad Mad riddim", gravada pela primeira vez por Ellis, em 1967, viria a ser reciclado em mais de cem outras canções, como as "doenças" riddim reggae que finalmente se tornou amplamente conhecida nas canções do Yellowman do hit "Zungguzungguguzungguzeng", que por sua vez, foi amostrado e reinterpretado por uma longa lista de artistas populares do hip hop incluindo KRS-One, The Notorious BIG, Tupac Shakur e Blackstar. Essa constante reinterpretação e referenciar Ellis fez uma influência importante, mas pouco conhecido na trajetória de dancehall, reggae e hip hop. Ellis continuou a ser ativo na cena reggae até a sua saúde começar a deteriorar-se. Seus últimos trabalhos incluem a execução de toda a Europa com uma banda de apoio francês chamado ASPO (Sobre Alguns Oldies Precioux) no início do século 21. Gravado em Bordeaux, na França, ao vivo com Aspo: Workin 'on a Groovy Thing é o único álbum ao vivo Alton Ellis já publicada.

Ellis faleceu em 10 de outubro de 2008 no Hospital Hammersmith, oeste de Londres, de câncer. [15] Sua morte provocou uma declaração do ministro da Jamaica, da Informação, Cultura, Juventude e Desportos, Jakob 'Olivia' Grange, que disse que "assim como nós lamentamos o grande Alton Ellis, devemos dar graças por sua contribuição monumental para o desenvolvimento da música popular da Jamaica ". Um serviço fúnebre e a celebração de sua vida foi realizada no dia 3 de novembro, com a presença de familiares, fãs, a música do pessoal da indústria e ministros do governo, com performances de estrelas como tributo Winston Francis 'Fix It', Tinga Stewart, Nooks George, Tony Gregory, Ken Boothe, Judy Mowatt e Carlene Davis.

Ele era o irmão mais velho do falecido Hortense Ellis, e o pai de mais de vinte crianças, incluindo Noel Ellis e Christopher Ellis, que são dois cantores reggae.

Better get ready
Come do rock steady, ooh
You got to do this new dance
Hope you're ready
You got to do it just like uncle Freddy
If you don't know
Just shake your head, rock your bodyline
Shake your shoulders, ev'rything in time
Then see

Oh-oh-oh-oooh-oh-ooh
You got to shake your shoulders
Better get ready
Just to do rock steady, yeah
You got to do this new dance
Just like Freddy
You got to do it just like uncle Freddy
If you don't know it
Shake your head, rock your bodyline
Shake them shoulders, ev'ry thing in time
Then see

Oh-oh-oh-oooh-oh-ooh
You got to shake your shoulders
Now you're ready
Let's do rock steady, yeah
You got to do this new dance
Now that you're ready
You got to do it just like uncle Freddy
Now that you know it
Shake your head, rock your bodyline
Shake your shoulders, ev'rything is fine
Now see
Oh-oh-oh-oooh-oh-ooh
Ev'ryone, oh dance

Nenhum comentário:

Postar um comentário