Postagens populares

quinta-feira, 11 de junho de 2009

IGNORADO OU IGNORANTE


De vez em quando sinto que estou sendo ignorado e, que estou incomodando, também em outros casos tenho a necessidade de ignorar, por questão de ser tudo natural quando existe tanta informação sendo processada na nossa mente, que tudo, quando foge ao assunto é instintivamente ignorado. Entretanto, existem outras maneiras que são utilizadas por descaso, abandono e ignorância. Essa é a sociedade em que vivemos, aquela que estende a mão ao mais necessitado e lhe oferece ajuda, quando está sendo filmado pela TV e diz ainda "Ao Vivo", - "Precisamos olhar por essas pessoas que vivem abaixo da linha da pobreza !", mas quando desligam-se as câmeras, pronto ! Voltará a sua vida milionária, que não sabe onde enfiar tanto dinheiro, em desperdícios absurdos, religiões que mais parecem caça níqueis, e nunca mais pensará em ajudar ou agirá para fazer àquele SER que estava precisando de uma oportunidade, ter dignidade. Mas ele precisa viver e, por isso, amanhã irá assaltar o carro da sua Mãe, levá-la como refém, como se tivesse gritando "EU SÓ QUERIA UMA OPORTUNIDADE" e, a conclusão qual é ? Quem será o culpado? O Ignorado ou o Ignorante ?

E se tivessemos nascido em uma sociedade onde as pessoas achassem que o canibalismo é uma virtude? Significaria isso que comer carne humana não seria realmente errado? A popularidade de uma prática não a torna certa. Precisamos ser tolerantes e aceitar as diferenças. O verdade é quem define as próprias limitações, como aquele que chega ao alto da montanha olha em volta e diz: "Quantas coisas ainda existem que Eu não conheço. Quantas coisas Eu ainda tenho que aprender!". O quanto sou ignorante ! Eu e Eu tenho e posso evoluir!

É fundamental deixar bem claro que a crítica ao homem é de mostrar quanto a sua ignorância é infinita. Exatamente como os seus antepassados faziam através das lendas, toda a História tem sido remontada dos mitos. Um desses mitos é que a natureza é infinita. A verdade é que a natureza passou a ser tratada como mero objeto e fonte de recursos inesgotáveis, houve o desenvolvimento de tecnologias, construções de cidades que interligou os quatro cantos deste mundo, ou seja, usou e abusou dos recursos naturais para promover o desenvolvimento econômico. Entretanto, acredito que a natureza e Eu e Eu estamos pagando e ainda iremos pagar um preço altíssimo pela forma como temos tratado a natureza, de forma exploratória e não com os cuidados necessários para a sua sustentabilidade. Afinal sempre fizemos parte dela e portanto, ao destruí-la destruímos a nós mesmos.

Existem mudanças acontecendo no sentido de reverter esta aniquilação dos recursos naturais, mas ainda há muito que ser feito. Precisamos lutar contra esses mitos que estão na nossa consciência e contar a participação da sociedade urgentemente para darmos o tempo que a natureza precisa para se recuperar. Cabe a cada "Eu" na Terra a responsabilidade de contribuir para mudar o cenário atual. Talvez estamos precisando de um novo “Renascimento”, mas de uma nova sociedade pautada no SER e não no TER, no respeito e no cuidado com a natureza e não na sua destruição. Jah Bless...

Para fechar esta reflexão, alguns pensamentos da Banda Ponto de Equilíbrio, a respeito do assunto...


Segregação social, discriminação racial.

Mesmo não querendo, nós temos um inimigo,
em dias de tempestades nos negam abrigo
esse é o sistema, nós armaremos nosso esquema
lutando com nossas próprias armas pra anular o poder
do inimigo
e ajudar o povo a esquecer que um dia ficou sem abrigo


Debaixo da ponte com a cabeça na pedra cobertos por
papelão
famílias inteiras em depressão, depressão.

Por essas e outras não esquecerei, dos calos nos pés,
e das altas marés
que tivemos que superar, que superar.
ondas gigantes que batemos de frente
nos mostram nossa força e perseverança ao lutar, ao
lutar, guerrear.

Não me intimido com qualquer inimigo eu confio na
força do povo
que por enquanto está desunido, oioioi, desunido.
Não me intimido com qualquer inimigo eu confio na
força do povo
que por enquanto está desunido, desunido.

Agora nenhum políti-co...
pode me acorrentar a seus elos de papel verde, verde.

dinheiro sujo da babilônia,

Segregação social, discriminação racial.

Aphartaide, colonização, escravidão, globalização.
ainda me lembro da inquisição, e da cateczasão dos
índios.
grupos de extermino grupos não, fascistas nazistas não
mais

Fale do bem, faça o bem, acredite no amor,
e questione o que o sistema impõe
questione o que o inimigo impõe, Poe.

Segregação social

Nenhum comentário:

Postar um comentário