Postagens populares

sábado, 18 de abril de 2009

A HISTÓRIA DA ETIÓPIA




A Etiópia, anteriormente chamada de Abissínia (referência bíblica), é um dos países mais antigos do mundo. Segundo a tradição, a Monarquia etíope é fundada no ano 1000 antes de Cristo por ?, filho do rei Salomão e da rainha de Sabá (Sheba). O cristianismo é introduzido pelos coptas, vindos do Egito, e torna-se religião predominante no século IV. Na Antigüidade, a sociedade organizava-se em vários reinos, dos quais o império axumita é o mais conhecido. A Etiópia resiste à invasão árabe no século VII, à chegada de missionários católicos portugueses no século XV e à tentativa de colonização italiana no século XIX. Por volta do século XIX, havia-se consolidado uma única monarquia, sob o Imperador Menelik I. A partir de 1870, a região passou a ser cobiçada pela Itália, que então procurava juntar-se às demais potências européias na corrida pela repartição da África. Em 1896, os italianos dominaram a parte oriental da região, estabelecendo a colônia da Eritréia. No entanto, não conseguiram conquistar a Etiópia, tendo sido derrotados pelas forças do Imperador Menelik II, na Batalha de Adwa, a primeira e talvez única vitória militar de uma nação africana sobre o colonizador europeu. Do lado esquerdo, cartão-postal que mostra Negus Menelik (Negus Menelik Emperor Abyssinia), Imperador da Abissínia. Do lado direito, cartão-postal de 1899, ilustrado com o Imperador Menelik II e grafia em amárico...

Inteiro postal da Etiópia, com a efígie do Imperador Menelik II. Engraved by E. Mouchon; typographed by Atelier de Fabrication des Timbres, Paris. Impresso em 15/17 de junho de 1896. O leão que aparece no postal, talvez como símbolo de universalidade histórica mas também geográfica, é o Leão de Judá – símbolo do império do Rei dos Reis, o Negus Menelik.

Nota: existem moedas (Krause Catalog) com a efígie de Menelik II (1889-1913?)...
1896 (KM-5): moeda emitida com valor facial em “talari” ou “birr” da Etiópia.
1897 (KM-12): cunhada na cidade de Paris, moeda de prata com valor facial de 1/20 birr.
1897 (KM-?): com valor facial de 1/32 birr, com a imagem do Leão de Judá (Lion of Judah) no reverso.

Abaixo, cédula emitida em 1976, com valor facial de 100 birr (PK-34), que mostra o Imperador Menelik II. Existem outras duas similares: PK-40 (1981) e PK-45 (1991).

Em 1930, Hailé Selassié assumiu o trono etíope, sendo coroado imperador. Sobrinho-neto do imperador Menelik II, Hailé Selassié I (1892-1975) foi o último imperador da Etiópia, reinando entre 1930 a 1974.

Mesmo tendo promulgado a constituição de 1931, manteve o poder nas próprias mãos, defrontando-se logo com nova ofensiva expansionista da Itália... Teve seu país invadido em 1935, pela Itália, tendo por isso que se exilar. Ao contrário da primeira vez, os etíopes não resistiram às tropas (agora de Benito Mussolini) e o país foi ocupado entre 1936 a 1941, tornando-se parte da África Oriental Italiana. O Reino Unido dá asilo a Selassié e envia tropas à Etiópia, expulsando os italianos em 1941 e reconduzindo-o ao trono. Soldados britânicos ficam no país até 1952. De volta ao poder ele promoveu a reconstrução do país, fez a reforma agrária e adotou nova Carta Magna para o ano de 1955, quando reconheceu o sufrágio Universal. Com o apoio dos EUA, aliados de Selassié, a ONU decide a incorporação da Eritréia pela Etiópia, numa federação sob a soberania da Coroa etíope. A Federação da Etiópia e Eritréia, em vigor entre 1952 e 1962, funciona apenas no papel, pois Selassié não admite autonomia e anexa a Eritréia como província etíope. Guerrilheiros eritreus deflagram a luta pela secessão. Selassié empreendeu uma série de reformas para modernizar o Estado, entretanto outro fato, o envolvimento da Etiópia em uma disputa territorial com a Somália, bem como sucessivas revoltas de camponeses, foram desgastando o regime progressivamente. No final dos anos 60, configurava-se quadro de descontentamento generalizado, alimentado por altas taxas de inflação, desemprego e estagnação econômica. Durante seu reinado, o país inseria-se nitidamente no Bloco Ocidental, mantendo relacionamento privilegiado com os EUA. Em 1974, foi derrubado por um golpe militar, sendo assassinado no ano seguinte.

Inteiro Postal da Etiópia, com a efígie do Imperador Hailé Selassié I. Emitido em 01/03/1952, Hailie Selassie Cards: Designed, engraved, and typographed by Bradbury, Wilkinson & Co., England.

Em 1974, Hailé Selassié é destronado por um golpe liderado pelo general Aman Michael Andom e morre na prisão um ano depois. É proclamada a República e tem início um período de intrigas palacianas. O príncipe herdeiro do trono etíope, Asfa Wossen, filho do último imperador, Hailé Selassié, morre no exílio em 17 de janeiro, nos EUA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário