Postagens populares

sábado, 24 de abril de 2010

A Evolução da Raiz


Todos sabem que a evolução é inevitável e temos que aprender a evoluir também, mas como fazer isso e manter suas raízes ou nossas raízes estão chegando ao fim?

A palavra raíz é de origem grega e a essência não deixa de ser um sinônimo para fazer uma metáfora da vida do ser humano com a vida de uma planta ou mesmo com o reggae raizz que vem falando com rebeldia e aquela batida arrastada e cadenciada que fez o planeta voltar os olhos para o Terceiro Mundo, consolidada principalmente por nomes como Bob Marley & The Wailers, Burning Spear, Israel Vibration, Culture entre outros.

E assim como, o reggae ou com a planta, na vida a essência é como um raio X das nossas características ou seja, nossas qualidades e defeitos expostos à todos amigos e parentes que definem sua personalidade e aonde você deseja chegar. Durante a vida somos colocados em teste, alguns mais outros menos, somos modificados quando a experiência se faz valer do nome, e quando uma série de eventos se acumulam, pode ser que sua essência seja alterada, mas assim como a raizz da árvore, não vivemos à longo prazo sem a nossa essência. Quando isso acontece, a sua consciência deve elevar sua racionalidade para viver a essência e não disvirtuar em seu caminho natural.

Junto ao movimento artistico mundial, que hoje são muitos, o reggae não é diferente e tem suas novidades, como o reggaetón que atualiza o gênero. O nome reggaetón vem da junção das palavras reggae e maratón, de maratona como são chamados os duelos de improviso nos Estados Unidos e geralmente é cantado em spanglish, uma mistura de castelhano e inglês. Victor Bhing I é um desses que inova pelo estilo e com suas músicas ja tocando nas rádios Europeias, vem sendo valorizado como grande promessa artística pelo seu desenvolvimento musical.

Mas não pense que o reggae raizz está acabando, por que não é isso que está acontecendo, em St. Croix nas Ilhas Virgens por exemplo não pára de aparecer bandas como Gladiators, Gregory Isaacs, Alpha Blondy, Midnite, Bambú Station, Star Lion Family e Dezarie, pra não falar so nos estrangeiros no Brasil tem Unidade Punho Forte, Adão Negro, Tribo de Jah, Monte Zion, Ponto de Equilíbrio, Filhos da Luz, Filosofia Reggae, isso mostra a força do reggae no mundo que as suas raízes, ou mesmo, sua essência nessa cultura continuam fortalecendo corações rebeldes pulsantes na batida do Nyabinghi e nas graças e louvores ao excelentissimo leão guerreiro conquistador Jah Ras Taffari.

Até mesmo para evoluir temos que olhar as nossas raízes. Jah Bless

Nenhum comentário:

Postar um comentário