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segunda-feira, 31 de agosto de 2009

The Gladiators


Líder original do grupo, Albert Griffiths, criou a banda legendária - cujo nome lhe foi sugerido em um ônibus por um companheiro de viagem que tinham acabado de ver o filme "Ben Hur". O conceito dos homens que lutaram pela liberdade contra a Babilônia imediatamente golpeou uma corda com Albert e hoje continua a ser um testemunho da vida difícil e luta da Jamaica. The Gladiators provaram no palco e no estúdio que eles são sem dúvida um dos melhores e mais duradouros original real roots, rock reggae bands.

O som original do The Gladiators começou com Albert Griffiths, que nasceu na freguesia de Santa Isabel no campo jamaicana e cresceu na pobreza em Trench Town. Em 1968, The Gladiators nasceu como um trio incluindo David Webber e Errol Grandison gravação para Clive Chin e Duke Reid, mas foi com Coxone Dodd que "Hello Carol" liderou as paradas da Jamaica em 1968. Webber e Grandison eram incapazes de continuar com o grupo e Clinton Fearon veio a bordo e The Gladiators tornou-se um duo. Com Griffiths também está sendo empregada como um guitarrista no Studio One e Fearon juntar a ele no baixo, o par de apoio de artistas como Burning Spear e Stranger Cole no final dos anos 60. Griffiths escolheu Gallimore Sutherland, eventualmente, para tornar o grupo um trio novamente. Durante a década de 1970, The Gladiators continuou acumulando hits como "Freedom Train", "Rock a Man Soul", "Roots Natty", "Bongo Red" e "Jah Jah Go Before Us" na Jamaica e no underground britânico. Em 1974 Vivian "Yabby U" Jackson pediu Griffiths e Fearon para fornecer apoio para a sua "Jah Vengeance" álbum de Lee "Scratch" Perry's Black Ark Studios, que trouxe novos trabalhos neste estúdio. Em 1976, The Gladiators assinou um contrato com a Virgin Records na Grã-Bretanha resultando no essencial "Trenchtown Mix Up". album.

No início dos anos `80, as bandas raízes estavam se tornando um lote que expira, mas The Gladiators continuou lançando álbuns excelentes em vários rótulos E.U. Eles continuaram a gravar álbuns de alta qualidade através dos anos 90. Mesmo com a saída de Fearon, durante esse período não poderia deixar de existir o espírito The Gladiators ou unidade de Griffiths. Eles são um dos raros grupos jamaicanos que são realmente uma banda, no verdadeiro sentido da palavra e têm um estilo distinto, que brilha, independentemente das circunstâncias. Letras de Griffiths, cheio de passagens bíblicas e parábolas, são igualmente notáveis.

This is Marcus Garvey time, every words him said a come to pass
Man woman and babes, on top of the root fighting their brothers
But how long will this go on - it must got to stop -
No bad can ever over come good

Take love and make we mash down hate
So throw away your guns, throw away your guns
Every man want to survive so let live in love and peace - let's live in love and peace
Let Jah Jah go before us and make we mash down hate
Jah Jah go before us

It will be signs and wonders
Man will be running all around
So throw away, your guns
Throw away your guns
Every man want to survive so let live in love and peace -
let's live in love and peace
Let Jah Jah go before us - and make we mash down hate
Jah Jah go before us.......

domingo, 30 de agosto de 2009

Alton Ellis


Neemias Alton Ellis, nasceu no dia 1 de setembro de 1938 no distrito de Kingston Trench Town, foi um músico jamaicano conhecido como um dos inovadores do ritmo rocksteady, inclusive, muitas vezes referido como o "Padrinho do Rocksteady". Em 2006, ele foi introduzido no World Music Awards Hall Of Fame.

Nascido em uma família musical, aprendeu a tocar piano ainda jovem. Começou sua carreira como cantor em 1959 como parte do duo Alton & Eddy com Eddy Perkins. Ellis e Perkins gravaram para Coxsone Dodd no Studio Um, inicialmente no estilo R&B, tendo um enorme sucesso com Muriel, essa canção, Ellis tinha escrito enquanto trabalhava como operário em uma obra e teve sucessos como "Lullabye Angel", "I Know It All", "I'm Never Gonna Cry" e "Yours". A dupla também gravou algumas faixas para Vincent Chin Randy, mas chegou ao fim quando, depois de vencer um concurso de talentos importantes, Perkins se mudou para os Estados Unidos. Após esse fato ele se juntou Holt The Paragons e formaram um novo grupo, The Flames. Em meados dos anos 1960, o ska estava em movimento e a batida foi abrandando e virou o rocksteady e tornar-se associado com o rude violentos subcultura menino em dancehalls jamaicano. muitos artistas fizeram registros referentes à rude boys, incluindo Ellis, embora seus discos foram consistentemente anti-rudie, incluindo "Don´t Trouble People", "Dance Crasher" e "Cry Tough", em contraste com artistas como Bob Marley, a quem culpou por Ellis difamar os Rudies. Na gravação com The Flames, Ellis fez sucessos como "Girl I 've Got a Date "," Cry Tough "e" Rock Steady ", que foi a primeira música para se referir ao nome do mais novo gênero. Como o rocksteady dominou a Jamaica para os próximos dois anos, Ellis continuou produzindo sucessos de Treasure Isle, trabalhando com artistas como Lloyd Charmers, Phyllis Dillon e The Heptones. Seu álbum Mr. Soul of Jamaica é considerado como um dos álbuns definitivos rocksteady.

O "Mad Mad riddim", gravada pela primeira vez por Ellis, em 1967, viria a ser reciclado em mais de cem outras canções, como as "doenças" riddim reggae que finalmente se tornou amplamente conhecida nas canções do Yellowman do hit "Zungguzungguguzungguzeng", que por sua vez, foi amostrado e reinterpretado por uma longa lista de artistas populares do hip hop incluindo KRS-One, The Notorious BIG, Tupac Shakur e Blackstar. Essa constante reinterpretação e referenciar Ellis fez uma influência importante, mas pouco conhecido na trajetória de dancehall, reggae e hip hop. Ellis continuou a ser ativo na cena reggae até a sua saúde começar a deteriorar-se. Seus últimos trabalhos incluem a execução de toda a Europa com uma banda de apoio francês chamado ASPO (Sobre Alguns Oldies Precioux) no início do século 21. Gravado em Bordeaux, na França, ao vivo com Aspo: Workin 'on a Groovy Thing é o único álbum ao vivo Alton Ellis já publicada.

Ellis faleceu em 10 de outubro de 2008 no Hospital Hammersmith, oeste de Londres, de câncer. [15] Sua morte provocou uma declaração do ministro da Jamaica, da Informação, Cultura, Juventude e Desportos, Jakob 'Olivia' Grange, que disse que "assim como nós lamentamos o grande Alton Ellis, devemos dar graças por sua contribuição monumental para o desenvolvimento da música popular da Jamaica ". Um serviço fúnebre e a celebração de sua vida foi realizada no dia 3 de novembro, com a presença de familiares, fãs, a música do pessoal da indústria e ministros do governo, com performances de estrelas como tributo Winston Francis 'Fix It', Tinga Stewart, Nooks George, Tony Gregory, Ken Boothe, Judy Mowatt e Carlene Davis.

Ele era o irmão mais velho do falecido Hortense Ellis, e o pai de mais de vinte crianças, incluindo Noel Ellis e Christopher Ellis, que são dois cantores reggae.

Better get ready
Come do rock steady, ooh
You got to do this new dance
Hope you're ready
You got to do it just like uncle Freddy
If you don't know
Just shake your head, rock your bodyline
Shake your shoulders, ev'rything in time
Then see

Oh-oh-oh-oooh-oh-ooh
You got to shake your shoulders
Better get ready
Just to do rock steady, yeah
You got to do this new dance
Just like Freddy
You got to do it just like uncle Freddy
If you don't know it
Shake your head, rock your bodyline
Shake them shoulders, ev'ry thing in time
Then see

Oh-oh-oh-oooh-oh-ooh
You got to shake your shoulders
Now you're ready
Let's do rock steady, yeah
You got to do this new dance
Now that you're ready
You got to do it just like uncle Freddy
Now that you know it
Shake your head, rock your bodyline
Shake your shoulders, ev'rything is fine
Now see
Oh-oh-oh-oooh-oh-ooh
Ev'ryone, oh dance

quarta-feira, 26 de agosto de 2009

Gregory Isaacs


Gregory Isaacs nasceu dia 15 de Julho de 1951, no bairro de Fletcher’s Land, em Kingston. Desde menino trabalhou duro, acumulando uma extensa lista de profissões que incluiu temporadas como marceneiro, tratador de cavalos, eletricista e pintor de painéis e cenários teatrais. Segundo seus velhos amigos, ele foi o primeiro a ter um carro e a montar uma loja de discos entre os jovens da vizinhança. Vizinhança que também abrigava algumas estrelas de primeira grandeza do showbizz jamaicano, como o ’Mr. Rock Steady’ Ken Boothe, o trio The Melodians e o melodioso Slim Smith. O jovem Gregory freqüentava os ensaios de todos eles e ainda ouvia atentamente às vozes de Sam Cooke e Brook Benton que chegavam pelo rádio. Foi a partir dessas influências que ele forjou seu estilo único, mixando a malemolência jamaicana com o vocal inspirado da soul music.

Tell her try your best jest to make it quick
Whom attend to the sick
'Cause there must be something she can do
This heart is broken in two
Tell her it's a case of emergency
There's a patient by the name of Gregory

Night nurse
Only you alone can quench this Jah thirst
My night nurse, oh gosh
Oh the pain it's getting worse

I don't wanna see no doc
I need attendence from my nurse around the clock
'Cause there's no prescription for me
She's the one, the only remedy

Night nurse
Only you alone can quench this Jah thirst
My night nurse
Oh the pain it's getting worse
I hurt my love

I don't wanna see no doc
I need attendence from my nurse around the clock
'Cause there's no prescription for me
She's the one, the only remedy

Night nurse
Only you alone can quench this Jah thirst
My night nurse
Oh the pain it's getting worse
I hurt my love

And I'm sure
No doctor can cure
Night nurse

terça-feira, 25 de agosto de 2009

The Abyssinians


The Roots Abyssinians foi formado em 1968 por Donald Manning, Bernard Collins e Linford Manning e, foi em 1969 com o lançamento de "Satta Massagana", gravado no estúdio Coxson Dodd com base no idioma amárico etíope, que os lançaram para as fileiras dos grandes nomes da música Reggae. "Satta Massagana" se tornou uma das canções mais populares do reggae, tornando-se um hino que se ouvia nas rádios, nos bailes e nas igrejas da Jamaica. Ele também foi cantado por muitos outros artistas internacionais. A partir disso, foram muitos sucessos que incluíram "Declaração dos Direitos Humanos", "Yi Mas Gan". e "Let My Days Be Long". Primeiros álbuns eram uma coleção de singles gravados ao longo de 1970 em sua própria etiqueta, Clinch, das quais a "Forward On To Zion" (1976) e "Arise" (1978).

The Abyssinians - Declaration of rights

Look, oh Lord, they brought us down here
Have us in bondage, right through these hells/years (?)
Fussing and fighting, among ourselves
Nothing to achieve this way, it's worser than hell, I say

Get up and fight for your rights my brothers
Get up and fight for your rights my sisters

Took us away from civilization
Brought us to slave in this big plantation
Fussing and fighting, among ourselves
Nothing to achieve this way, it's worse here than hell, I say

Get up and fight for your right, my brother
Get up and fight for your right, my sister

Took us away from civilization
Brought us to slave in this big plantation
Fussing and fighting, among ourselves
Nothing to achieve this way, it's worse here than hell, I say

Get up and fight for your right, my brother
Get up and fight for your right, my sister
Get up and fight for your right, my brother
Get up and fight for your right, my sister
Get up and fight for your right, my brother
Get up and fight for your right, my sister

domingo, 23 de agosto de 2009

Peter Tosh Style



Peter Tosh foi um dos pioneiros musicos de reggae, também era militante, bem instruído e encrenqueiro. Tosh era o Malcolm X da personalidade estilo Martin Luther King representada por Bob Marley.

Batizado Winston Hubert McIntosh, e nascido em Westmoreland, ele cresceu em Kingston, Jamaica, na favela de Trenchtown. Embora seu pavio curto o metesse frequentemente em confusões, o jovem McIntosh começou a cantar e a tocar guitarra bem cedo, inspirado pelas estações americanas que ele conseguia sintonizar em seu rádio. No começo dos anos 60 ele conheceu Bob Marley e Bunny Livingston, formando o grupo Wailing Wailers. Depois que Marley retornou dos Estados Unidos em 1966, os três passaram a se envolver com a religião Rastafari, mudando o nome da banda para The Wailers.

Eles conseguem um contrato com a Island Records, lançando Catch a Fire em 1972 e Burnin em 1973. Neste mesmo ano, Tosh se envolve em um sério acidente automobilístico. Seu carro cai de uma ponte, matando sua namorada e deixando Tosh com uma fratura grave no crânio. Ele sobrevive, mas torna-se uma pessoa ainda mais difícil de se lidar. Depois que o presidente da Island, Chris Blackwell, recusa-se a lançar seu disco solo em 1974, Tosh e Bunny deixam os Wailers, citando o tratamento injusto que recebiam de Blackwell, que Tosh chamava de "pior que os brancos".

Ele lança seu disco solo em 1976 pela CBS, Legalize It; a faixa-título logo tornaria-se o hino do movimento pró-maconha, além da favorita nos shows de Tosh, bem como se tornando o single mais vendido da ilha, a despeito da proibição de que tocasse nas rádios. Sempre mostrando seu lado militante, ele lança Equal Rights em 1977.

Tosh tentou obter reconhecimento das massas mantendo seu ponto de vista militante, mas não foi muito bem sucedido, principalmente se comparado à Bob Marley. Depois do lançamento de Mama Africa em 1983 (onde está incluído o seu maior sucesso, a regravação da canção clássica do roqueiro norte-americano Chuck Berry, Johnny B. Goode) ele entra num auto-imposto exílio, procurando auxílio espiritual de curandeiros africanos enquanto tentava se livrar de um contrato de distribuição de seus discos na África do Sul.

Bem no sul da louisiana, perto de nova orleans
Em meio a uma floresta entre árvores sempre verdes
Ficava uma velha cabana feita de terra e madeira
Onde vivia um caipira chamado johnny b. goode
Que nunca havia aprendido a ler ou escrever muito bem
Mas ele conseguia tocar uma guitarra como se estivesse tocando uma campainha
Go, go. go johnny, go, go, go
Johnny b. goode

Ele costumava carregar sua guitarra num saco de pano
E ia sentar-se debaixo de uma árvore perto dos trilhos da ferrovia
Um velho maquinista de trem sentado numa sombra
Tocando acompanhando o ritmo que os motoristas faziam
Pessoas que passassem por perto parariam e diriam
Nossa, mas esse rapaz poderia se apresentar (em algum lugar)
Go, go. go johnny, go, go, go
Johnny b. goode

Sua mãe disse a ele "um dia você será um homem
E será o líder de uma grande banda
Muitas pessoas virão de milhas de distância ao redor
Para ouví-lo tocar sua música quando o sol se puser
Talvez um dia seu nome estará em letreiros luminosos
Dizendo "johnny b. goode hoje a noite"

sexta-feira, 21 de agosto de 2009

Sly & Robbie with Horace Andy...True Love



Sly Dunbar e Robert Shakespeare ou Robbie como é conhecido se reúniram em meados dos anos 70. Dunbar já tinha uma boa reputação como baterista. Ele tocou em vários discos de sucesso da Jamaica. Suas inovações rítmicas ao reggae com tambores, estavam se tornando uma marca para o Channel One, quando entrou em contato com familyman Aston 'juvenil' Barrett protegido baixista Robbie Shakespear que já tinha feito um bom trabalho de estúdio, com o "Stir it up", de Bob Marley e algumas coisas com o Aggrovators. Não demorou muito para que eles formassem a parceria Sly e Robbie. Seu primeiro grande projeto foi fornecer subsídios para o falecido cantor e compositor Peter Tosh em sua backing band Word Sound and Power. Nesse período, teve sua primeira grande música nº 1 mundial com Peter Tosh e Mick Jagger: (Keep on walking) Don't Look Back. Eles gravaram cinco álbuns com Peter Tosh: Equal Rights, Legalize it, Bush Graziele, Mystic Man e Wanted Dread and Alive. Enquanto em uma turnê mundial com Peter, vivia a pão e água para economizar dinheiro e poder iniciar a sua própria gravadora, a TAXI Productions.

sexta-feira, 14 de agosto de 2009

Don Carlos



Nasceu em 29 de Junho de 1952 Euvin Spencer, em Kingston na Jamaica. Don Carlos, como é mais conhecido pelos seus fãs, ganhou o apelido de "Don", que significa na Jamaica alguém respeitado e temido, graças à popularidade conquistada na comunidade, onde mesmo com a violência amedrontando toda a população, ele caminhava pelas ruas em qualquer horário sem ser importunado.

Em 1965, Don Carlos fez a sua primeira gravação no "Federal Studios" em Kingston e ganhou fama internacional a partir de 1983, quando o DJ Ken Williams começou a promover shows com outros grandes nomes como Eek a Mouse e Chalice para milhares de pessoas no Colégio de Manhattan em Nova York. Desde então a sua música o levou à África, Europa, América do Sul, Estados Unidos e muitas ilhas nos Oceanos Atlântico e Pacífico.

Além da carreira solo, Don Carlos fez grande sucesso como vocalista do grupo Black Uhuru, trio formado em 1974 com Duckie Simpson e Rudolph Dennis. No entanto, com a primeira formação do Uhuru, Carlos só gravou um single, muito raro entre os colecionadores de Reggae de hoje. O artista só retornou ao Black Uhuru em 1990 e gravou dois álbums: "Now" e "Iron Storm", tendo logo após voltado à sua carreira solo. Carlos diz que a inspiração para a sua música é o mundo pelo qual ele viajou e conheceu diversas pessoas onde pôde desenvolver sua educação e cultura. Don Carlos canta o otimismo em suas músicas levando aos ouvintes uma mensagem de respeito sempre.

Young girl, young girl.....
In love, with the dreadlocks.... who oh

Young little girl say she love the natty dread, she love the natty dreadlocks gone to bed
Young little girl say she love the natty dread, she love the natty dreadlocks gone to bed

She can\'t let her mammy know
And she can\'t tell her daddy so
Cause they would be so mad
And they would be so sad
Hey, i love her, i love her ooh-ohhh
And she love i, she love i, hey-hey
Oooh, i love her, i love her yeah heey
And she love i, she love i, ooh-ohhh

When she\'s walking on the street
All the boys said: \"she look so sweet\"
When she\'s walking on the street
All i can hear, is: \"psss psss psss\"
I love her, i love her ooh-ohhh
Cause she don\'t get attracted to the sound
I love her, i love her ooh-ohhh
Cause she don\'t get attracted to the sound
Woooooh yeaaaaah

Young girl, young school girl.....
In love, in love
With a dreadlocks, a dreadlocks
Dreadlocks, a dreadlocks

Young little girl say she love the natty dread, she love the natty dreadlocks gone to bed
Young little girl say she love the natty dread, she love the natty dreadlocks gone to bed
I love her, i love her ooh-ohhh
And she love i, she love i, ooh-ohhh
Oh yes i love her, oohh ohhh

She can\'t let her mammy know
And she can\'t tell her daddy so
Cause they would be so mad
And they would be so sad
Hey, i love her, i love her, ooh-ohhh
And she love i, she love i, hey-hey
Oooh, i love her, i love her, ooh-ohhh
And she love i, she love i, hey-hey

When she\'s walking on the street
All the boys said: \"she look so sweet\"
When she\'s walking on the street
All i can hear, is: \"psss psss psss\"
I love her, i love her ooh-ohhh
Cause she don\'t get attracted to the sound
I love her, i love her ooh-ohhh
Cause she don\'t get attracted to the sound

Young girl, young girl
Young girl, young girl in love
With a dreadlocks, a dreadlocks.

segunda-feira, 10 de agosto de 2009

AS MUDANÇAS


Mudar é um desafio e alivia um pensamento de que está algo errado. Acima de tudo, evoluimos nesses momentos. Quando mudamos vencemos ilusões a respeito de nós mesmos e dos outros. A mudança é o ponto de partida para atingirmos estados de consciência cada vez mais elevados. A consciência é o conjunto do coração com a mente que nos faz agir e nos convida à flexibilidade quando simplesmente a aceitamos, nada mais que isso...

Há um ritmo no modo como a mudança ocorre e com o passar dos anos, tomei consciência disso, por participar de alguns grupos de pessoas, que viveram mudanças drásticas em suas vidas, muito embora as situações e as particularidades sejam tão diferentes como são as próprias pessoas. Quando entrei em sintonia com as mudanças, li textos que fomentaram meu apetite sobre essa curiosidade que de sete em sete anos mudamos preferencias, gostos, paladares ou até mesmo acontecem datas importantes como casamentos ou divórcios transformando a nossa história em fases de sete, quatorze, vinte e um, vinte e oito, trinta e cinco, quarenta e dois, quarenta e nove, cinqüenta e seis ou sessenta e três anos de idade. A partir disso, percebi que minhas mudanças também se encontravam no ciclo de sete anos e todas girando em torno do ano exato de uma mudança de ciclo, poucos meses antes ou poucos meses depois.

No início, presumi que essa ocorrência estivesse em sincronia com as tarefas de desenvolvimento biológico e psicológico pertinentes às várias faixas de idade. E, de fato, acredito que haja alguma correlação aqui, certos impactos fortes que têm a ver com o desejo que o indivíduo tem de se casar, com épocas propícias para promoções na carreira, com o próprio fato de ficarmos mais velhos e com o envelhecimento e a morte de nossos pais.

Muitos cosmólogos do mundo todo sugerem que a criação ocorre em ciclos de sete. No relato bíblico, Deus criou o mundo em seis dias e descansou no sétimo. Os metafísicos diriam que o ciclo simboliza sete grandes períodos de tempo e apontariam para versões correspondentes nas crenças zoroástricas e no xintoísmo japonês, no hinduísmo e nos mitos de outras culturas espalhadas pelo mundo. Os sete anões, os sete pecados, sete maravilhas do mundo, descubridor dos sete mares, sete vidas, bola sete, sem contar no sete de setembro e o jogo dos sete erros... ufa! é muito sete!

O universo é apenas um universo e nós estamos em compasso com a energia que mantém tudo acontecendo, temos influência sobre tudo o que acontece e somos influenciados por tudo o que acontece. Portanto, quer estejamos lidando com uma trama bastante complexa, na qual os movimentos da mudança podem durar toda uma vida, estamos sempre às voltas com muitas mudanças ao mesmo tempo. Nossa vida é formada de ciclos, uns dentro dos outros, alguns se completando rapidamente, outros se desenvolvendo lentamente.

sábado, 1 de agosto de 2009

Quando a Natureza fala e o Ser Humano não a ouve!


Existem momentos que temos que agir e tomar atitudes para resolver, ou mesmo, minimizar problemas com soluções inteligentes que não atingem nosso cotidiano drásticamente. Enquanto alguns pensam outros vivem cometendo erros até uma solução simples, prática e lógica lhe prenda a atenção e lhe faça entender que realmente vale a pena. Apesar de todos já terem ouvido falar que os recursos naturais estão acabando, muitos, pra não dizer a maioria, continuam agindo como se nada tivesse acontecendo, vivendo em uma bolha de egoístas que só pensam em viver e sugar o máximo que podem desse habitat nessa curta passagem, vivendo e acreditando somente no que o dinheiro pode comprar.

Não precisamos jogar papel de bala na rua, muito menos no rio ou no mar, não precisamos também jogar óleo de cozinha no ralo da pia e o pouco que é necessário podemos diluir com detergente e porque não reciclar garrafas plásticas, alumínio, ferro e vidros ?

A natureza por si só, já ajuda na reciclagem sem mesmo poluir, por exemplo nas praias o lixo mais recolhido é em 1º Guimba de Cigarro, em 2º Tampinha de garrafas e em 3º Canudos, lembrando que um papel dura 4 semanas para se decompor integralmente, uma guimba de cigarro dura 10 anos, um saco plástico de 30 à 40 anos e o plástico duro mais de 100 anos.
leia abaixo o tempo de decomposição de outras materias primas

Entretanto, a reciclagem natural não basta, procure não deixar a Água ir para o ralo sem que seja utilizada, tente fechar a torneira quando não estiver enxaguando, fazendo a barba, escovando os dentes ou no banho. Em relação a Luz de casa ou do trabalho o ideal é substituir a lâmpada incandescente por uma fluorescente compacta, acendendo a luz só quando precisar, e apagando quando não for mais utilizá-la. Conversem com seus professores e vê se eles aceitam trabalhos por email, economizando papel, pense muito antes de imprimir qualquer coisa, Reutilize o outro lado do papel para rascunhos ou imprimir recibos, já existem cadernos de papel reciclado e canetas recarregáveis modernas. Quando não usar mais algumas roupas, brinquedos, livros e jogos lembrem-se que esses podem ser reaproveitados por outros.

Para o calor cada vez maior, o ar condicionado ecológico, que além de ser um produto nacional, reduz o consumo de energia em 90%. Sempre que possível, dê preferência ao varal em vez de usar a secadora, use a máquina de lavar roupa com muitas peças, na capacidade máxima, não passe a roupa aos poucos, nem esqueça o ferro ligado. Uso muito minhas pernas quando possível, mantém a forma, não polui o ar, não consome energia esgotável.

E quando possível ensine às pessoas a importância de Reciclar, Reusar e Reduzir.

The 3 R's
Jack Johnson

Três é um número mágico
Sim, é um número mágico
Porque duas vezes três é seis
E três vezes seis é dezoito
E a décima oitava letra do alfabeto é R
Nós temos três RÂ’s sobre os quais vamos falar hoje
Temos que aprender a
Reduzir, reusar, reciclar
Reduzir, reusar, reciclar
Reduzir, reusar, reciclar
Reduzir, reusar, reciclar
Se você vai ao Mercado comprar suco
Tem que levar suas próprias sacolas e reduzir o lixo
E se seu irmão ou sua irmã têm roupas legais
Você pode experimentá-las antes de comprar mais roupas
Reuse, nós temos que aprender a reusar
E se os dois primeiros RÂ’s não funcionarem
E se você tem que produzir lixo
Não jogue fora
Recicle, nós temos que aprender a reciclar
Nós temos que aprender a
Reduzir, reusar, reciclar
Reduzir, reusar, reciclar
Reduzir, reusar, reciclar
Reduzir, reusar, reciclar
Porque três é um número mágico
Sim, é um número mágico
3, 3, 3
3, 6, 9, 12, 15, 18, 21, 24, 27, 30, 33, 36
33, 30, 27, 24, 21, 18, 15, 12, 9, 6, e
Três é um número mágico